• UMA EVOLUÇÃO DO SISTEMA SIVEA® PARA ELEIÇÕES PRESENCIAIS...


  • O Sistema SIVEA® foi evoluído e agora está preparado para receber eleições remotas. Dessa forma as eleições podem ser feitas sem a necessidade de ter uma zona eleitoral em local físico, permitindo que todo o processo de votação seja feito de qualquer local. Ou seja, o eleitor, onde estiver, acessa um endereço na web, se autentica e exerce seu direito de voto.

    Claro que todo esse processo foi criado pensando na segurança e transparência da eleição.

  • SEM PERDER A SEGURANÇA E TRANSPARÊNCIA DO SISTEMA...


  • Embora tudo aconteça através da nuvem, ou seja, da internet, o sistema SIVEA® WEB mantém suas principais características de segurança:

    • - Simplicidade e robustez em sua implementação,mas sem qualquer perda de funcionalidades;
    • - Total transparência nos procedimentos operacionais;
    • - Meios de análise e certificação de seu Código Fonte;
    • - Procedimentos de lacração inviolável de todo o ‘hardware’ e ‘software’ utilizados;
    • - Meios de certificação de utilização dos programas que foram entregues lacrados;
    • - Meios confiáveis de análise posterior de todos os dados gerados pelo sistema
  • DE MANEIRA SIMPLES, EFICAZ E INTUITIVO


  • O Sivea®-WEB foi concebido para ser um Sistema de Eleição utilizando a WEB, seus protocolos padrões e se beneficiando de sua ubiquidade.

    Alguns pontos de destaque do Sistema:

    • - Flexibilidade; permitindo a coleta de um número arbitrário e teoricamente ilimitado de votos;
    • - Altamente seguro, permitindo a total irretratabilidade dos resultados obtidos;
    • - Interface de Usuário simples, semelhante à utilizada pelo TSE, diminuindo drasticamente a curva de aprendizado do eleitor;
    • - Totalmente Auditável, incluindo uma metodologia para que o eleitor possa auditar o seu voto logo após a eleição tenha sido encerrada e os resultados promulgados;
    • - Número reduzido de elementos de auditoria através do uso de elementos na Nuvem, o que aumenta significativamente a confiabilidade do Sistema

Como Funciona o Sistema SIVEA® WEB?


  • 1. Contratação

  • É estabelecida uma relação comercial para a realização das eleições remotas mediante contrato transparente ente a Microbase e o cliente, onde é definida a data da eleição. São definidas também as particularidades do "ambiente" tecnológico que será utilizado, como a empresa de hospedagem a ser utilizada, tipo de hospedagem de acordo com o tamanho da eleição, e demais condições pertinentes do contrato.


  • 2. Contratação do plano de hospedagem do sevidor das eleições

  • É feita a contratação do serviço de hospedagem das urnas, utilizando empresa de renome, para a instalação do servidor das eleições. Todas as diretrizes de segurança do plano de hospedagem são previstas em contrato garantindo ao cliente segurança e transparência.


  • 3. Convocação dos eleitores

  • É feita por e-mail e/ou correio. Dessa forma, o eleitor é notificado de sua convocação para a eleição onde é informado da data e horário que a mesma ocorrerá. Receberá também um link, que só estará disponível no início da eleição e as credenciais para acesso a eleição. No caso de e-mail, um relatório de convocação é emitido, permitindo inclusive verificar e-mails que voltaram por algum erro.


  • 4. Inseminação e Parametrização

  • No dia da cerimônia de aceitação, é feita, sob supervisão do(s) auditor(es), a inseminação dos softwares necessários nos servidores. O(s) auditor(es) são indicados pelo cliente e/ou pelas chapas ou legendas concorrentes, garantindo a lisura da eleição. Todo o software e sistema operacional são instalados do zero. É feita também a configuração da eleição.


  • 5. Entrega dos arquivos de instalação

  • Logo após a inseminação do servidor é entregue ao clienteuma cópia assinada digitalmente de todos os softwares utilizados para a inseminação dos servidores. O mesmo poderá ser utilizado para auditoria durante ou após o término das eleições.


  • 6. Cerimônia de aceitação

  • É realizada a cerimônia de aceitação onde é feita uma simulação da eleição. Neste momento todos os contadores de votos estão zerados e é gerada uma "Zerézima" digital assinada digitalmente, indicando que não houve nenhum voto. A partir deste momento é feita uma votação combinada e ao término são impressos os resultados que devem bater com o que foi acordado. A mesma é feita sobre o mesmo sistema que rodará nas eleições oficiais.


  • 7. Assinatura dos documentos da Cerimônia de aceitação

  • A "Zerézima", e os demais documentos são assinados pelas pessoas destinadas ao controle da eleição. Esses documentos contém uma assinatura digital que pode ser utilizada para a auditoria da eleição, se necessário. O cliente e a Microbase ficam com uma cópia destes documentos.


  • 8. Eleição oficial

  • Todos os contadores de votos são zerados novamente e é materializada a "Zerézima" indicando que não houve nenhum voto. A partir deste momento a eleição oficial está pronta para começar no dia e horário definidos no sistema e assim segue seu fluxo natural até o término da eleiçao. Ao final são impressos os resultados e outros relatórios sobre o decorrer da eleição, todos assinados digitalmente. O cliente já pode anunciar o resultado a partir deste momento.


  • 9. Entrega dos documentos da eleição oficial e lacração da Urna

  • Os documentos da eleição oficial são assinados e o cliente e a Microbase ficam com uma cópia dos mesmos. A Urna é lacrada por até 7 dias pela Microbase, mas o cliente pode manter a mesma lacrada pelo período desejado.

Auditoria

O que é ser auditável? Porque ser auditável?

Um Sistema de Eleição Eletrônica deve ser auditável para permitir garantir a todos os envolvidos, desde os candidatos e/ou chapas concorrentes até os eleitores, que o resultado da eleição corresponde de fato as ações(votos) de seus eleitores no dia da votação.

Para dar essa garantia, um sistema auditável deve possibilitar:

  • Simplicidade e robustez em sua implementação,mas sem qualquer perda de funcionalidades;
  • Total transparência nos procedimentos operacionais;
  • Meios de análise e certificação de seu Código Fonte;
  • Procedimentos de lacração inviolável de todo o ‘hardware’ e ‘software’ utilizados;
  • Meios de certificação de utilização dos programas que foram entregues lacrados;
  • Meios confiáveis de análise posterior de todos os dados gerados pelo sistema

Baseado nessas premissas, a Microbase concebeu o sistema SIVEA® para permitir um processo de auditoria o mais simples possível, trazendo clareza e confiança para os resultados da eleição.

Recursos do sistema SIVEA® WEB


Recurso/Condição
Descrição
Urnas TSE
Inseminação

Na presença de Auditores

No TSE

Parametrização

Por Software / Cliente | Por Zona Eleitoral

Por Arquivo / TSE

No. Máximo de Votos / Pleitos

30

10

Suporte a Múltiplas Vagas / Cargos

SIM

NÃO

Cadastros

Unificados / Zona Eleitoral

Separados / Urna

Habilitação

Manual ou Automática

Manual/Biometria

Mesários

Até 06 por Zona Eleitoral

01 por Urna Eletrônica

Votação

Local e/ou Remota | Concorrente | Em qualquer Coletor

Exclusivamente Local | Um Eleitor por Urna | Na Seção específica

Materialização dos Votos

SIM / Opcional

Não

Totalização

Incluída - Integral | Automática | Imediata

Opcional | Parcial | Semi-automática

Antecedência Mínima

15 / 30 dias

120 dias

Garantia de Prestação do Serviço

Certo

Aprovação Incerta

Clientes Preferenciais

Todos sob Contrato

Emp. Públicas / Ensino

Realização de 2o. Turno

Certa - Definida pelo Cliente

Incerta - Depende TSE

Remarcação de Eleição

Certa - Definida pelo Cliente

Incerta

Períodos disponíveis

12 meses por ano

Ano Eleitoral: até julho

Adaptação do Sistema - Flexibilidade

Possível

Impossível

Arquivos da Eleição

Entregue ao Cliente | Backup MICROBASE: 02 anos

Entregue ao Cliente | Backup TSE : 30 dias

Auditoria

Prévia, em tempo-real e posterior. Oferece arquivos e Documentação Integral

Não permite (Resolução 22.685 TSE - Art. 10 - § 1) - Só Boletins de Urna

Condições Gerais de Contratação

Completas, detalhadas, todas previstas em contrato

Imprevisíveis

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