• RESULTADO DE MAIS DE 20 ANOS EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS OPERACIONAIS


  • Sistema Operacional de Recursos Distribuídos O Sistema Operacional VirtuOS é o resultado de mais de 20 anos de experiência da MICROBASE no desenvolvimento de sistemas operacionais para microcomputadores.

    Ele foi idealizado para desfrutar dos recursos e do poder de processamento dos processadores arquitetura x86 de 32 bits em microcomputadores de última geração, de arquitetura compatível com os modelos IBM PC™ de modo a cobrir um largo espectro de aplicações profissionais de propósito geral.

    Sua implementação permite um nível de desempenho e de segurança surpreendentes e que viabilizam, a baixo custo, a instalação de Sistemas Distribuídos de Missão Crítica, pela utilização transparente e simultânea dos ambientes MULTITAREFA, MULTIUSUÁRIO, MULTITERMINAL e de REDES LOCAIS e REMOTAS.

  • COMPATIBILIDADE COM MÁXIMA FLEXIBILIDADE...


  • Tendo sido desenvolvido de modo a atender integralmente as necessidades e a demanda real de diversos nichos do mercado, brasileiro e internacional, o Sistema VirtuOS adere integralmente a uma das plataformas “padrão de fato” do mundo dos microcomputadores, sendo compatível em termos funcionais e operacionais com o MS-DOS.

    Esta característica que permite migrações rápidas e livres de traumas para um ambiente com um alto nível de sofisticação, de Sistemas Aplicativos desenvolvidos para operar em um ambiente monousuário / mono-tarefa. Tal compatibilidade combina alto desempenho e flexibilidade com:

    • - A utilização de aplicações que são de inteiro domínio dos usuários, inclusive de ferramentas de desenvolvimento e de manutenção.

    • - O uso de todos os “Installable Device Drivers” disponíveis para o ambiente MS-DOS™.

    • - O desenvolvimento e/ou uso de aplicações que requeiram gerenciamento de memória acima de 640 KB, seja no padrão LIM-EMS 4, XMS ou das que necessitem dos módulos VCPI - Virtual Control Program Interface e/ou DPMI - DOS Protected Mode Interface.

    • - Conectividade com as demais plataformas padrão do mercado internacional através do protocolo TCP/IP.
  • AMBIENTE MULTITAREFA - VIRTUOS™ TASK MANAGER


  • Uma Idéia Inovadora - Uma Implementação Madura

    Desde a sua concepção na década de 90, os usuários do Sistema VirtuOS™ têm à sua disposição um sofisticado e poderoso conjunto de programas utilitários, que lhes possibilita a expansão dos limites de processamento dos microcomputadores, através do uso do ambiente multitarefa de modo simples, prático e altamente eficiente.

    O VTM - VirtuOS™ Task Manager é o gerenciador deste ambiente multitarefa. Utilizando um “dispatcher” preemptivo de alta eficiência, ele permite a criação e a execução de até 64 tarefas simultâneas e concorrentes por sistema, sendo até 8 tarefas por usuário, utilizando uma memória RAM máxima de 256 MB.

    Cada tarefa criada através do VTM é, na verdade, uma máquina virtual completa, ou seja, um ambiente em que se emula integralmente o conjunto “hardware / software” de um microcomputador PC dotado de um sistema MS-DOS®.

    Para cada uma destas “máquinas virtuais” podem ser especificados, dinamicamente, diversos parâmetros que dão integral controle do ambiente ao usuário.

    Muito embora sejam totalmente independentes, as aplicações destas máquinas virtuais podem se comunicar através de um sofisticado ambiente de comunicação entre processos, seja através de PIPES ou mesmo via TCP/IP.

  • Criação de ambientes ‘turnkey’ e Programação de Eventos...


  • Outro recurso do VirtuOS™ Task Manager, de extrema utilidade para os usuários, é o que possibilita a interpretação e a execução de comandos contidos em arquivos do tipo “Script-File”. Tais arquivos, criados através de qualquer Editor de Textos disponível para os usuários, podem conter comandos e diretivas que substituem a parametrização manual de cada tarefa ou máquina virtual.

    A execução dos arquivos “Script-File” é feita de modo muito simples e permite a total automatização dos processos de aplicação, de modo totalmente transparente para os usuários, facilitando a obtenção de sistemas do tipo “turnkey”.

    Desenvolvido de modo a complementar todo o processo de automatização de tarefas sob os Sistemas VirtuOS™, o programa utilitário SCHEDULE permite o gerenciamento de até 16 eventos diferentes por usuário ativo, que podem ser programados para execução uma única vez ou várias vezes, diariamente ou em diversos dias da semana, alternados ou não, nos horários especificados pelo usuário, sejam eles quais forem.

    A passagem de parâmetros e comandos para o SCHEDULE pode ser feita diretamente pelo operador da aplicação ou através de um “Key-file”. Estes arquivos, de modo similar aos ”Script-Files”, contêm uma imagem de todas as intervenções de teclado requeridas aos operadores pelas respectivas aplicações. Após sua programação, o funcionamento do utilitário SCHEDULE é completamente automático e independe de chamadas de operadores.

  • Compatibilidade com o MS-Windows™ 3.x


  • Mesmo programas muito sofisticados, como por exemplo o MS-Windows™ 3.x e suas aplicações , encontram no Sistema VirtuOS™ e em seu VirtuOS Task Manager um ambiente adequado para funcionamento, que oferece o máximo em flexibilidade para a execução de todas as aplicações do Modo Standard, e de grande parte das do Modo Enhanced.

  • AMBIENTE MULTIUSUÁRIO - MULTITERMINAL


  • Alta Flexibilidade - Baixo Investimento

    Com a utilização do Sistema VirtuOS™, o processo de ampliação da instalação e de expansão dos limites de processamento dos microcomputadores é muito simples e gradual, sem a comum e desnecessária perda de investimentos anteriores. Isto significa a possibilidade real de se executar, simultaneamente, diversas aplicações por diversos usuários concorrentes, sem uma perda significativa de desempenho, utilizando-se apenas um único microcomputador, mesmo aqueles de tecnologia consideradas ultrapassadas (Pentium II e III), ou ainda nos de última geração, mas desenvolvidos para aplicações “light” como o GEODE da National Semiconductor, por exemplo.

  • Terminais Remotos


  • Terminais semi-gráficos assíncronos podem ser conectados remotamente ao sistema, sem maiores dificuldades, ampliando o espectro de benefícios auferidos pelos usuários. Eventualmente, adicionando-se apenas mais memória aos microcomputadores e conectando-se à eles estes simples terminais de Vídeo, obtém-se automaticamente um ambiente Multiterminal / Multiusuário, de alto desempenho e de baixo custo, com recursos totalmente compartilhados e sem necessidade de alteração de nenhuma das características anteriores dos Sistemas Aplicativos que, naturalmente, devem poder suportar um acesso concorrente aos arquivos de dados sem perda de informações.

  • Compatibilidade também com Equipamentos Periféricos


  • O Sistema VirtuOS™ oferece um ambiente “plug-n-play” com suporte a Interfaces de Rede e de Comunicação do tipo MODEM, entretanto, novos “device drivers” podem ser adicionados sempre e quando necessário.

    Diversos outros periféricos adicionais podem ser conectados a um Sistema VirtuOS™, sendo compartilhados por todos os usuários, tais como:

    • - Discos Rígidos de tecnologia IDE, Ultra-IDE e SCSI(*).
    • - CD-ROM e DVD-ROM (somente leitura).
    • - Impressoras e Plotadoras.
    • - Periféricos USB como, por exemplo, Pen Drives, impressoras, mouse, teclado, Interfaces Ethernet, Conversores USB RS232, entre outros.
    • Interfaces de Comunicação com suporte aos mais diversos protocolos, etc.

    (*) - O suporte a discos SCSI está condicionado ao suporte via BIOS - INT13 - para as operações de entrada e saída.

    A reconfiguração do Sistema VirtuOS™, para ampliar ou para modificar a sua capacidade de gerenciamento de periféricos, é feita dinamicamente, sem interrupção do processamento, também de modo muito simples e flexível.

  • AMBIENTE DE REDE LOCAL E REMOTA


  • Crescimento Seguro e Simples

    Servindo-se dos recursos do VNet - VirtuOS Network Facility e devido à sua natureza de controle descentralizado, o Sistema VirtuOS™ permite a criação de sistemas distribuídos de rede, com múltiplos servidores, dedicados ou não, adequando-se às reais necessidades dos usuários, sem restrições condicionadas a metodologias únicas de trabalho.

    “Clusters” de ambientes multitarefa e/ou multiterminal, utilizando Sistemas VirtuOS™ são facilmente interconectados em rede, possibilitando um crescimento seguro, simples e rápido, sem nenhuma degradação significativa no desempenho geral das aplicações. Ao contrário, esta opção, em geral, torna-se a mais adequada para inúmeras aplicações departamentais.

    Servidores de impressão, dedicados ou não dedicados, gerenciam até 8 impressoras cada um sob o controle do Sistema VirtuOS™, podendo utilizar unidades de disco local para a coleta de seus arquivos de impressão, aumentando de forma expressiva seu desempenho e diminuindo ao máximo a sobrecarga para o sistema como um todo.

  • Compartilhamento total de Recursos


  • Através do suporte ao protocolo TELNET, é possível conectar logicamente qualquer terminal e/ou estação de trabalho de uma rede a qualquer outro microcomputador, local ou remotamente, tornando-os uma console alternativa deste último. Este recurso é uma alternativa diferenciada que disponibiliza todo o poder de processamento existente na rede para todos os seus usuários, onde quer que eles se encontrem, de forma simples e transparente.

  • Suporte Remoto


  • O programa utilitário WATCH foi concebido para ser utilizado pelos gerentes de rede para a atividade de suporte remoto. Sua função é a de conectar logicamente qualquer terminal e/ou estação de trabalho a qualquer máquina virtual de qualquer microcomputador dotado do Sistema VirtuOS™, local ou remoto, como uma console secundária, ou seja, permitindo a visualização simultânea de telas nos dois monitores e a interação dos dois teclados na operação das aplicações.

  • Rede Remota (WAN) sem Complicações


  • A utilização do Sistema VirtuOS™ em um ambiente de Rede Remota ponto-a-ponto, é simples e integralmente transparente para as aplicações, em função dos recursos oferecidos pelo VirtuOS Network Facility, tais como, ativação e discagem automáticas, passagem de parâmetros para modems, tomadas de decisão entre outras facilidades do DCCI - Data Communication Command Interpreter.

    Sistemas de comunicação de dados mais sofisticados, que necessitem de alta velocidade de comunicação podem se servir do “stack” de protocolos TCP-IP e/ou dos recursos de VPN oferecidos pelo VOS-CS como poderosas ferramentas de auxílio na utilização de conexões públicas (Internet) ou privadas como meio de comunicação.

  • Conectividade e Interoperabilidade


  • Dotado de uma camada de rede multi-protocolo, o sistema VirtuOS™ se conecta e inter-opera com os sistemas Netware™, UNIX™, OS/2™ e Windows™NT, e com os demais que adotam os protocolos de comunicação nos padrões TCP/IP ou IPX.

    Este ambiente possui um serviço de redes de múltiplos protocolos, em particular do protocolo TCP/IP e do suporte ao protocolo de rede NOVELL IPX, permitindo a criação de “gateways” de comunicação e aumentando drasticamente a flexibilidade de sistemas multitarefa que necessitem de conectividade ou de interoperabilidade.

    Tais recursos tornam o Sistema VirtuOS™ uma alternativa diferenciada e ideal para aplicações nas quais a comunicação de dados é um pré-requisito fundamental.

  • Servidor de arquivos e impressoras padrão SMB


  • Quando configurado como “File Server” (ver VirtuOS Network Facility™), o Sistema VirtuOS™ suporta transparentemente a conexão de estações de trabalho que utilizem um Sistema MS-Windows™ através de um serviço que oferece o protocolo SMB com suporte ao dialeto LANMAN 1.0.

  • VOS-CS - VirtuOS Communication Server


  • O VirtuOS-CS™ é uma plataforma de software completa que, integrada a um hardware PC-compatível, possibilita uma solução do tipo “appliance” (dedicada) de baixo custo, para atender as necessidades de comunicação das pequenas e médias empresas, compondo um conjunto totalmente integrado e automatizado e que oferece um extenso conjunto de serviços de alto nível, tais como:

    • - Sistema de Atendimento Telefônico, com transferência automática de chamadas;
    • - Correio de Voz, com Caixas Postais individuais para cada usuário;
    • - Roteiro (‘script’) de Atendimento pronto para implantação de uma URA - Unidade de Resposta Audível, totalmente parametrizável através de um processo visual, com suporte a passagem de parâmetros para acesso a Bancos de Dados externos (HTML POST);
    • - Acesso compartilhado à Internet por múltiplas estações-cliente de uma rede local TCP/IP, com total gerenciamento do perfil e controle de atividades individuais dos usuários;
    • - Correio eletrônico com Caixas Postais individuais para todos os usuários do sistema, que possibilitam o envio/recebimento de correspondências locais e pela Internet de modo direto;
    • - Firewall Absoluto implementado sob um Sistema Network Address Translation (NAT), permitindo um único Endereço IP real na rede, de atribuição fixa ou dinâmica;
    • - Domínio Virtual para as contas E-mail;
    • - Servidor de Acesso Remoto (RAS) com suporte a “Callback” e a filtros de “Firewalll”;
    • - Implementação de VPN – Virtual Private Network através de um ‘túnel seguro’ de comunicação através do protocolo PPTP, com exportação / importação de endereços IP, sobre meios públicos, dedicados ou não dedicados, de comunicação.
    • - Integração dos Correios Eletrônico e de Voz (UMS).

    É a solução mais completa, simples, flexível e de baixo custo disponível no mercado para a Automação do Serviço de Telefonia, do Acesso à Internet e para a implantação de uma VPN.

    Totalmente integrada, de operação totalmente automática e pronta para uso!

  • SISTEMA DE SEGURANÇA


  • Segurança - uma Prioridade

    De pouco adiantaria um sistema de grande flexibilidade e alto desempenho sem que estivesse dotado de um vetor de segurança correspondente.

    Dotado de um completo e eficiente Subsistema de Segurança contra acessos indevidos, o Sistema VirtuOS™ mantém todas as operações críticas sob controle apenas dos usuários encarregados de seu gerenciamento e sua operação, associando SENHAS de usuários a GRUPOS, atribuindo-lhes até 32 diferentes níveis de privilégios. Podendo associar tarefas com início de execução e término automático, o subsistema de segurança básico permite ao administrador a definição de um ambiente totalmente personalizado para cada usuário.

  • LOG de Operações


  • Todas as tarefas executadas pelos usuários do Sistema VirtuOS™ podem ter, passo a passo, seus comandos arquivados em um arquivo do tipo LOG, de modo a possibilitar, em qualquer instante, a obtenção de um Mapa Geral de Operação do Sistema ou mesmo de Mapas Analíticos, classificados por dia, hora, usuário, processador, console, máquina virtual, comando e função executados.

    O programa utilitário LOGVIEW permite o acesso imediato aos dados coletados de modo transparente pelo sistema, possibilitando a seu gerente o total controle do processo de operação. Este sistema de controle também fornece aos programadores um método para passagem de argumentos, que possibilita a criação de um arquivo do tipo LOG das aplicações específicas, de modo a permitir a obtenção de um Mapa Geral e de Mapas Analíticos de Operação das mesmas.

  • Redundância e Tolerância a Falhas


  • Para sistemas sofisticados, que requeiram alto desempenho em quaisquer circunstâncias e a segurança de funcionamento ininterrupto, o Sistema VirtuOS™ oferece o CPP - Continuous Processing Package, baseado no MB-TREE™, seu Sistema Gerenciador de Registros para ambiente Client-Server e Continuous Processing.

    Este módulo permite a instalação de um sistema de duplicação e recuperação automática de arquivos, garantindo a continuidade do processamento em quaisquer circunstâncias, seja nas falhas de controladores e/ou unidades de disco, seja na queda de servidores de rede.

  • Um Sistema Atual, Leve e Completo


  • Em resumo, graças à sua sofisticação, simplicidade, aderência aos padrões de fato do mercado internacional, à sua enorme flexibilidade, aos seus algoritmos de alto desempenho para acesso a unidades de disco rígido e aos meios físicos de rede, ao seu sistema “preemptivo” de compartilhamento de tempo de CPU, ao seu completo sistema de segurança e, particularmente à sua plataforma de conectividade e de interoperabilidade, sem exigir altos investimentos em hardware, o Sistema VirtuOS™ se constitui em uma alternativa diferenciada para Sistemas de Automação e de Missão Crítica e, em especial, para a instalação de sistemas complexos de Automação Comercial e Financeira e de Front-End de Comunicação.